segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Gabriela se apresenta

Gabriela me adicionou no face depois de ouvir falar de um dos meus livros. Por ser da minha cidade, quando fui entregar o livro a ela, comentou que também escrevia, assim, timidamente. Não pensei duas vezes: convidei que mandasse material para mostrar pra vocês, por aqui.

Ela mandou.

Sem mais delongas, conheçam o trabalho de Gabriela Mezzomo.

Beatriz

* Texto inspirado na música “Beatriz” de Chico Buarque *

Vem, eu te deixo entrar na minha vida.
Me leva pra andar pela cidade, me mostra cada cheiro e cada canto da tua infância, me faz sentir saudade do menino que não conheci.
Olha pra mim: não quero ser a menina moça triste chorando em um quarto de hotel, nem aquela outra, adulta em um corpo de criança, de vestido preto, espiando a vida da janela de um arranha céu. Era linda a vista, o dia resplandecente: e ela planejando morrer.
Não. Também não quero ser uma estrela. Não quero pintar o rosto, ser outra, ser aplaudida e mais tarde, sozinha no camarim, sem maquiagem, sentir o peso e a solidão de não me reconhecer no espelho. Divina, gritaria alguém na plateia: isso seria o céu?
Seria mentira. Eu quero o contrário.
Quero ser simples,uma mulher comum com quem você vai viver dias comuns, quero que minha presença seja bênção, pois descobri que é isso que significa o meu nome: Beatriz.
E caminhar na beira do mar sentindo o vento no rosto, etérea, leve: sim, quero acreditar em anjos e arcanjos, muito mais do que no inferno que tanto me assustou quando eu era criança .
Vem, fica na minha vida para sempre. Vamos achar graça de coisas bobas, molhar os pés nas poças de água, sentir que flutuamos de felicidade, desenhar com giz na calçada, esquecer que existe o tempo. Será que é loucura?
Vem, eu te levo para sempre comigo, vamos arriscar: porque embora o para sempre seja sempre por um triz e as linhas das nossas mãos possam prenunciar desastres, pode valer a pena.
Sim, é perigoso a gente ser feliz, mas não ser é muito mais.
________________________

Vento de Outono

Sonho sempre com jardins abandonados, ele disse. Estava sentado na poltrona perto da janela, com um cobertor sobre os joelhos. Tão magro, tão frágil: irreconhecível.
Ela, sentada na cama, ainda tentava se recompor do susto. Eu não devia ter vindo, pensou, abaixando a cabeça como uma menina encabulada. Deixou-se levar por seus (confusos) pensamentos, enquanto ele parecia entusiasmado contando detalhes de seu sonho. Se eu não tivesse vindo guardaria dele outra imagem, não essa do rosto pálido, não essa dos bracinhos finos, não essa do cobertor sobre os joelhos, não essa de alguém indo embora cedo demais...Suspirou.
Lembrou do dia em que recebeu a mensagem, um dia qualquer no escritório onde trabalhava. Foi depois do almoço, enquanto lutava contra o sono e contra a vontade de desaparecer para sempre. Foi nesse momento, enquanto lutava para sobreviver a mais um dia, que recebeu a mensagem no celular: preciso ver você mais uma vez. Chegou a comentar com a colega do lado, olha isso, meu ex está muito doente e quer me ver mais uma vez, será que eu vou? Vai pra não ter remorso depois, disse a outra, atarefada, entre papéis e prazos, cálculos e planilhas, prática como ela jamais seria.
Não recusou o convite, e ali estava, na casa dos pais dele, para onde ele tinha
voltado depois que...
- Talvez seja só campo, e não um jardim abandonado, você não acha? - a voz dele ainda era a mesma, tão familiar, como se não fizesse muito tempo que...
Interrompia-se, hesitava diante do horror, da iminência de mais uma despedida.
- Pode ser - ela enfim encarou os olhos castanhos dele. Quando prometera a si mesma não ter mais medo? Talvez naquele dia, há tantos anos, em que tinham resolvido seguir caminhos separados... - Melhor pensar que é só campo, onde a gente pode ser livre - ela sorriu.
- Fica um pouco mais - ele estendeu as mãos trêmulas para que ela as segurasse: desesperado gesto de quem implora para ser resgatado de um pesadelo sem fim.
Segurou- as então por breves instantes, ao mesmo tempo em que dizia que não podia ficar mais: já era quase noite.
Depois, coração acelerado, urgência de quem precisa fugir. Desceu as escadas, despediu-se dos pais dele na sala, fechou o portãozinho enferrujado e parou na calçada para olhar a janela do quarto dele, pequena e triste.
O vento de outono era um sopro?
___________________________________

Destino?

É estranho pensar que eu nunca teria te encontrado se não tivesse errado o caminho. Eu que desde sempre fugia, desviando do que em ti me perturbava. Teus olhos, teu sorriso, nosso passado.
Assim, piegas, sentimental, fugia e acreditava ser aquele o caminho certo: onde não estavas.
Até que um dia, por cansaço, solidão ou algo além de tudo isso, errei o caminho. E te encontrei ali, esperando. E estranhamente não usei as palavras de sempre, que cena ridícula, bizarra, patética. Não me critiquei por ter errado, não maldisse a vida como costumava fazer.
Pés descalços, livres como só em sonhos conseguimos ser, de mãos dadas seguimos juntos.
Era quase primavera.
__________________________________

Menina antiga

A casa (que reformaram) guardava segredos.
Caixas no sótão, amarelados álbuns de família.
Qual era o nome dela?
Perguntou alguém, segurando nas mãos a fotografia.
Não sabiam.
Ficou sendo assim: menina antiga.
Perdeu-se no tempo
Com suas tranças
Os olhos azuis
O sapatinho branco
O sorriso tímido.
Ou continua andando pela casa,
Sem que ninguém veja, nem escute?
Sobe as escadas rindo, brinca no jardim.
Às vezes alguém leva um susto, que barulho foi esse,
Deve ser o vento.
Ela observa e sorri sozinha.
A menina que um dia existiu guardava segredos.
_________________________________

Gabriela Mezzomo nasceu em Caxias do Sul. É psicóloga, mãe da Isabela e do Francisco e desde sempre apaixonada por transformar em palavras a poesia e o mistério da vida.

~Maya

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Finaleira

Esse é o último post desse blog. CALMA, NÃO PRECISA DESMAIAR! Não, o Bibliofilia não acabou! O causo é que no finalzinho de outubro, mais...