domingo, 30 de junho de 2019

O mundo ao meu redor


Sábado, 16 de fevereiro de 2019. Cheguei na Patuscada (SP) algumas horas antes do previsto para o evento que contaria com o lançamento do meu último livro. Minutos depois, também adiantado, chega um barbudo de olhos pequenos, camisa colorida e um chapéu na cabeça falando naquele sotaque nordestino que parece uma cantiga. Sim, eu adoro sotaque nordestino.

Ele me chamou pelo nome. Eu, que tenho péssima memória, sou péssima fisionomista e não guardo nomes, não fazia a mais vaga ideia de quem era, e ele parecia saber muito a meu respeito (a gente esquece o quanto está exposto nas redes, não é mesmo?). Era Thiago, pernambucano de Caruaru que, por um desses golpes do destino, dividiria mesa comigo lançando seu primeiro livro, Claro é o Mundo à Minha Volta.

Conversamos muito naquele dia e se tornou o marco inicial de uma grande amizade que tem tudo pra durar pra sempre. Foi, na verdade, por diplomacia que acabei comprando o livro dele, até porque ele comprou dois meus ao mesmo tempo, estava até cogitando empurrar com a barriga a leitura até ele esquecer que eu tenho o livro.

Mas foi então que eu decidi deixar de ser otária e ler o livro, afinal.



AINDA BEM, NÉ? Porque PUTA MERDA, QUE LIVRO.

Não que eu esperasse algo diferente de alguém com tanta história pra contar (e olha, como tem história esse menino), mas eu que nunca fui lá muito entusiasta de livros de contos, me vi fisgada por narrativas completamente diferentes de tudo o que eu já tinha visto até então.

De largada os contos causam estranhamento porque a maioria deles é composta por várias pequenas histórias que se completam, de formas muitas vezes imprevisíveis. Thiago foge completamente do óbvio, não apenas no formato e na forma de narrar, mas no conteúdo. O primeiro conto, por exemplo – e exatamente por ser o primeiro – me fez dar pulinhos ao entender o que se passava com seu personagem narrador e me deixou uma noite inteira matutando sobre a forma que Thiago escolheu pra contar essa história.

Eu, que já venho de uma pastinha com mais de mil contos ao longo de 30 anos de dedicação, senti-me genuinamente amadora. Nada contra eu mesma, mas tirei meu chapéu pra esse pernambucano arretado que traz muito de sua cultura para narrativas envolventes e apaixonantes.

“Claro é o mundo à minha volta” é um livro pra ser degustado com carinho, com calma e com uma imaginação fértil, para acompanhar as fantasias de Thiago.

Da amizade que nasceu do nosso encontro em São Paulo, já tive acesso a algumas de suas poesias e digo, sem medo de parecer muito imparcial, que virá muita coisa linda dessa carreira literária que começou com uma obra-prima.
__________________________

Claro é o mundo à minha volta
Thiago Medeiros

Patuá – São Paulo, 2019
144 páginas
__________________________

Thiago Medeiros é natural de Caruaru, no Pernambuco. Escritor e produtor cultural, é o idealizador do Encontro Literário Letras em Barro.



~Maya

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Finaleira

Esse é o último post desse blog. CALMA, NÃO PRECISA DESMAIAR! Não, o Bibliofilia não acabou! O causo é que no finalzinho de outubro, mais...